terça-feira, 30 de abril de 2013

4.ª sessão – Fotografia – “At a tent theater near you"


At a tent theater near you, de Amit Madheshiva (2011)


Nesta sessão do Clube de Leitura, de entre as propostas apresentadas, optei pela fotografia “AT A TENT THEATER NEAR YOU”, tirada pelo indiano Amit Madheshiva. Em 2011, World Express Photo atribuiu-lhe o 1.º prémio, na categoria de “Arts and Entertainment”.
Esta fotografia retrata a expressão de um homem de meia-idade, completamente deslumbrado ao ver, creio que, pela primeira vez, um filme, numa sala de cinema itinerante, em Maharashtra, na India. O fotógrafo soube captar o olhar resplandecente e a expressão de deslumbramento deste homem, em grande plano, na fotografia.
Predominam os tons ocre, que nos levam a adivinhar a origem humilde deste homem, um habitante duma aldeia indiana, e os tons sombrios, que nos remetem para ambientes mágicos.
Uma particularidade desta fotografia, que não posso deixar de referir, é o facto das restantes pessoas estarem desfocadas, o que, juntamente com o efeito causado pelo feixe de luz do projetor de cinema, contribui para realçar a expressão do espectador completamente rendido e maravilhado com o que vê. Provavelmente, no meio daquela multidão, ele seria dos poucos que nunca vira um filme e a fotografia retrata a magia desse momento.
Penso que esta fotografia poderá alertar e sensibilizar o mundo para as diferenças que existem entre os diferentes povos e países. Pretenderá, também, chamar à atenção, para o desenvolvimento de alguns países em relação a outros, mostrando que “uns têm tudo e outros têm tão pouco”. 
                                                                             Ana Gonçalves
                                                                             Nº 1